A Supervisão Clínica é uma serviço destinado a psicólogos que buscam melhorar suas intervenções terapeuticas, estudando casos clínicos, desenvolvendo habilidades e competencias para realizar diagnóstico, plano terapeutico com prógnotico de caso, habilidades para trabalhar com diferentes intervenções tanto individuais como familiares e compreender o vínculo terapeutico em cada caso específico.
É fundamental que o terapeuta tenha um espaço de supervisão e formação para abordar os seguintes itens:
1- Aumentar o conhecimento teórico, adquirir e fortalecer um quadro teórico de referência necessário para identificar e orientar o processo terapêutico.
2- Adquirir um amplo conjunto de técnicas possíveis de implementar em psicoterapia.
3- Desenvolver competências internas que lhe permitam utilizar a sua experiência pessoal, e desafiar as crenças disfuncionais que funcionam como obstáculo no seu trabalho.
4- Capacidade de interagir e coordenar esforços terapêuticos próprios e com outros profissionais, para ter uma visão ampla e abrangente do paciente.
Conseguir trabalhar adequadamente esses pontos proporciona ao terapeuta maior repertório de recursos e favorece a obtenção de comportamentos mais flexíveis e criativos.
As supervisões podem acontecer tanto em grupos quinzenais, mensais como em supervisões individuais.
Tempo de duração: 1 hora e 30 minutos.
“O maior instrumento de trabalho do psicoterapeuta é ele mesmo… A análise pessoal e a supervisão do terapeuta vai auxiliar a estar inteiro com seu cliente, separando suas dores, angustias e tristezas, para conseguir estar cuidando do outro, escutando atentamento, acolhendo, e criando um ambiente para que os sentimentos mais dificeis sejam ali elaborados.”
— Denize cenci